CONFIRA AS DICAS
QUE TEMOS PARA VOCÊ
08
SET
DICAS
Alergia a picadas de insetos
VOLTAR

Os insetos venenosos (Himenópteros) como abelhas, vespas, marimbondos e alguns tipos de formigas, têm o aparelho inoculador de veneno no ferrão, que pode causar anafilaxia em pessoas alérgicas.

 Como se manifesta a anafilaxia por insetos?

A maioria das pessoas tem reações no local da ferroada destes insetos, como dor, vermelhidão e inchaço, que em geral desaparecem espontaneamente. Porém, as pessoas sensíveis podem desenvolver sintomas de anafilaxia, com aparecimento de:

- Placas avermelhadas, coceira no corpo e não apenas no local da picada.
- Sensação de mal-estar e ansiedade.
- Dificuldade para respirar, sensação de que a garganta está fechada.
- Dor na barriga, náusea, diarreia, incontinência urinária.
- Queda da pressão arterial.
- Desmaio, sensação de morte iminente e perda da consciência.

É importante diferenciar da reação tóxica, que ocorre quando a pessoa recebe múltiplas ferroadas. Na anafilaxia, apenas uma ferroada pode desencadear o quadro grave e fatal e requer tratamento imediato com Adrenalina injetável.

Quem está sob risco de anafilaxia por insetos?

Não é possível prever quem poderá ter alergia a estes insetos. No entanto, uma pessoa que já teve reação a estes insetos poderá evoluir para reações mais graves em picadas posteriores. Além disso, estão sob risco as pessoas que vivem em locais silvestres, próximo a florestas, apicultores, trabalhadores de lavouras, entre outros.

Como proceder em caso de anafilaxia por insetos?          

Se o inseto for uma abelha, retire imediatamente e com muito cuidado o ferrão que está acompanhado da bolsa de veneno. O veneno continua a ser bombeado para o corpo, enquanto o ferrão estiver intacto.

Para diminuir o risco, recomenda-se procurar e destruir colmeias ou ninhos de vespas, marimbondos, formigueiros, em áreas próximas à residência. Tomar cuidado em locais onde é maior a presença dos insetos: porões, beiras de telhados, proximidade de lixeiras, bosques.

Após ocorrência da primeira reação, recomenda-se procurar atendimento com alergista para que seja avaliada a necessidade de imunoterapia, isto é, a vacina específica, realizada com a diluição do veneno do inseto, para proteger contra futuras reações alérgicas.

E se acontecer anafilaxia por insetos?

Nesses casos é necessário um maior rigor nas medidas preventivas, pelo risco de reação grave.

A reação aos venenos de insetos é muito rápida e por isso deve ser medicada prontamente. Como muitas vezes a pessoa pode estar em locais afastados e sem recursos, é recomendado que leve consigo um material de emergência. A principal medicação é a adrenalina, pois é a única substância que age rápido e pode regredir uma anafilaxia. Vale ressaltar que, mesmo após a aplicação da adrenalina, é importante procurar atendimento em hospital de emergência.

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido pelo alergista através da análise clínica e dos testes, que podem ser realizados no sangue através da dosagem do anticorpo específico ou na pele, através dos testes cutâneos. 

 

QUEM SOU?
UM POUCO SOBRE NOSSO CONSULTÓRIO
Desde 2007 Identificando e Tratando Pacientes Alérgicos

Na cidade desde 2007. Atualmente com consultório localizado no Centro Médico Ingá, em frente ao Hospital Guirello, atendendo pacientes nas especialidades de Alergia e Imunologia Clínica e Pneumologia Pediátrica.

VER MAIS +
Contato: (44) 3305-4987
contato@julianojorge.com.br

Endereço: Maringá - PR
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1798 - Sala 304 - Zona 04

Receba as novidades em seu e-mail