CONFIRA AS DICAS
QUE TEMOS PARA VOCÊ
16
NOV
DICAS
Pitiríase Rósea
VOLTAR

É uma doença conhecida desde 1860, quando foi descrita por Camille M. Gibert, sendo conhecida também como Pitiríase rósea de Gibert.
Não se conhece exatamente a causa, mas parece que a hipótese mais viável é que seja ocasionada por vírus, como por exemplo, o vírus do herpes. Mas, é possível que dependa de uma tendência genética do indivíduo, o que seria um facilitador do aparecimento da doença. Questiona-se também outros mecanismos, envolvendo alguns tipos de medicamentos, autoimune, associação com outras doenças, etc. Fatores psicológicos ou estresse podem facilitar o aparecimento da doença, assim como alterações da imunidade e gravidez. Não é contagiosa.
É mais comum em adultos, acometendo mulheres e homens, sendo rara em crianças pequenas e em idosos, ocorrendo preferencialmente na primavera e no outono. O maior problema é que sua evolução pode ser prolongada e durar de semanas a meses, assustando o doente. Em alguns casos pode recidivar, mas não é comum que aconteça.

A ptiríase rósea de Gibert se caracteriza pelo aparecimento de lesões na pele, em forma de placa arredondada ou ovalada, de tom róseo, em especial no tronco e nas extremidades. A lesão inicial é chamada de “placa mãe” de formato oval ou arredondado, com bordos róseos, sendo bem mais clara em seu centro. Podem ser observadas escamas finas.O local mais comum para aparecimento da “placa mãe” é o tronco, mas é relatado também no dorso, abdome e, mais raramente, em membros.

Na maioria das vezes não há outros sintomas, embora raramente possa se acompanhar de sintomas como dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, vômitos e diarréia.

Segue-se então do aparecimento de uma erupção na pele com muitas lesões de menor tamanho, em geral róseas, em placas ou assemelhando-se a manchas, escamosas, em especial no tronco e membros. Coceira não é um sintoma obrigatório, variando em cada pessoa. Uma curiosidade é que as lesões podem se distribuir ao longo das linhas da pele, dando um aspecto de “árvore de natal”. Mas,o aspecto das lesões nem sempre tem este perfil, podendo variar em tamanho, localização e intensidade. Do mesmo modo, o tempo de duração da pitiríase rósea varia em cada pessoa: em geral dura cerca de um mês, com média de 2 meses. Em alguns casos, pode se estender por vários meses.


A pitiríase rósea é uma doença onde as lesões assustam, chamam a atenção, mas em geral não tem maior gravidade na evolução da doença.
Contudo, alguns remédios e vacinas podem provocar uma “pitiríase rósea símile” e deve ser sempre pesquisado o uso de medicamentos. Da mesma forma, algumas doenças podem estar associadas à pitiríase rósea.Por isso, recomenda-se procurar atendimento médico para que possa confirmar o diagnóstico, afastar outras possibilidades de doenças que podem ter um aspecto parecido e se confundir com a pitiríase.


Diagnóstico
Não há um exame de laboratório ou teste que seja definitivo: o diagnóstico é clínico, ou seja, o médico analisará os dados de cada paciente, examinará sua pele e chegará assim à  conclusão. A biópsia da pele (exame histopatológico) pode ser útil para afastar outras doenças que podem ter lesões parecidas à pitiríase e confundir o diagnóstico.


Tratamento
O tratamento na maioria das vezes é feito com medicamentos tópicos, ou seja, sob a forma de loções, pomadas ou cremes. Em alguns casos o uso de antihistamínicos (antialérgicos) pode ser útil no combate à coceira. Os casos mais graves receberão a orientação específica do médico.


Dicas:
- Evite uso de medidas caseiras pois a pele está sensível e pode se irritar com facilidade, agravando o problema.
- Reduza o número de banhos: um por dia é o ideal. Se tiver necessidade de repetir, tome um banho rápido, usando sabonete apenas nas partes necessárias.
- Aplique hidratante em todo o corpo, logo após o banho, com a pele ainda umedecida.
- Use sabonete suave, para pele seca e sensível.
Alimente-se bem, de forma variada e saudável. Evite produtos industrializados: prefira uma alimentação natural.

QUEM SOU?
UM POUCO SOBRE NOSSO CONSULTÓRIO
Desde 2007 Identificando e Tratando Pacientes Alérgicos

Na cidade desde 2007. Atualmente com consultório localizado no Centro Médico Ingá, em frente ao Hospital Guirello, atendendo pacientes nas especialidades de Alergia e Imunologia Clínica e Pneumologia Pediátrica.

VER MAIS +
Contato: (44) 3305-4987
contato@julianojorge.com.br

Endereço: Maringá - PR
Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1798 - Sala 304 - Zona 04

Receba as novidades em seu e-mail